Após a conclusão do Ensino Secundário, muitos são os estudantes que optam por ingressar no Ensino Superior. Inicialmente, surgem dúvidas relativas à escolha do curso e da Universidade mas, após a colocação dos estudantes em universidades longe de casa, levantam-se outras questões: Que recursos utilizar para procurar habitação? Quais são as condições das habitações? Será difícil encontrar casa para residir durante todo o período académico?
Como alunos finalistas de Secundário mas, principalmente, pré-universitários, decidimos debruçar-nos sobre a temática da mobilidade estudantil, no âmbito de Área de Projecto, realizando um estudo sobre a mesma, aplicando-o à nossa cidade – Vila Real - e Universidade - UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Trata-se, fundamentalmente, de estudar a mobilidade dos estudantes universitários de fora do concelho de Vila Real, que para cá vêm residir na sequência da sua colocação na UTAD.
Achamos que é do nosso interesse, bem como da comunidade em que a UTAD se insere, que seja feito um estudo relativamente à “Mobilidade Estudantil em Vila Real” a fim de percebermos quais os aspectos positivos que a nossa cidade oferece aos estudantes que para cá vêm residir na sequência da sua colocação na UTAD, bem como os negativos a corrigir ou minorar.
Este estudo tem, também, como objectivo, reunir informação relativa a esta temática, fazendo-a chegar ao público interessado por diversas vias (Jornal, Rádio, Internet). Pretendemos, assim, esclarecer parte das dúvidas que surgem, através da informação que iremos disponibilizar, pelo que consideramos que o desenvolvimento de um projecto centrado no parque habitacional disponível para estudantes universitários poderá revelar-se uma preciosa ajuda para os mesmos.
OBJECTIVOS
- Estudar a procura e a oferta de residência por/para estudantes Universitários que vêm residir para Vila Real na sequência da sua colocação na UTAD;
- Conhecer as condições das habitações que se encontram disponíveis para alunos que procuram residência em Vila Real.
- Perceber quais os aspectos positivos que a nossa cidade oferece aos alunos que para cá vêm residir bem como os negativos, a corrigir ou minorar.
- Conhecer as fontes a que recorrem os estudantes para aluguer de habitação.
- Publicar, num jornal regional, dois artigos sobre os resultados obtidos no decorrer do Projecto;
- Conhecer, do ponto de vista teórico-prático, diversas soluções multimédia para a concepção de um vídeo e de um blogue.
- Divulgar as conclusões do nosso trabalho ao público interessado via Internet, Rádio e Jornal.
- Aprender a elaborar textos de diferentes tipologias (carta, inquérito, artigos, entrevista).
- Desenvolver a cooperação e a partilha de ideias entre o grupo, tendo em conta o sentido de responsabilidade e autonomia.
- Saber trabalhar em grupo e desenvolver a capacidade de orientação, organização e avaliação.
- Desenvolver relações interpessoais.
- Consolidar a competência de comunicação (oral e escrita).
1º Período
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Pedido de parceria à Associação de Estudantes da UTAD, via e-mail.
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28/09/2010
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Visita a treze imobiliárias para pedido de colaboração (Casa Capital, Era, Frontal, Remax, Domus 3000, Mais casas, Imovenda, Fine door, Norchave, Imoembaixador, Restart, Imofraga, Saraiva e brochado).
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30/09/2010
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Reunião na Rádio Universidade FM com o Director da mesma (Sr. Luís Mendonça) para pedido de colaboração.
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25/10/2010
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Reunião com a imobiliária Remax.
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04/11/2010
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Pedido de colaboração ao Provedor do Estudantes da UTAD, para aplicação de um inquérito, através de uma carta formal.
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11/11/2010
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2º Período
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Criação de um blogue.
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Janeiro (com actualizações até ao final do ano lectivo)
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Pesquisa de informação.
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Janeiro
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Elaboração de um inquérito, aplicação e início da análise dos mesmos.
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Janeiro
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Entrevistas a arrendatários de Vila Real e a alunos da UTAD.
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Fevereiro
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Conclusão da análise dos inquéritos.
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Fevereiro
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Publicação dos resultados da análise dos inquéritos no nosso blogue.
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Fevereiro
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Levantamento estatístico relativo à oferta e procura de alojamento na cidade de Vila Real relativa ao presente ano lectivo.
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Fevereiro
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Início da elaboração de um vídeo.
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Março
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Elaboração de artigos a publicar num Jornal Regional e no nosso blogue.
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Março
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Reunião com o director da Rádio Universidade FM para organização de ideias e acerto de alguns detalhes antes da realização da entrevista na respectiva Rádio.
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Março
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Aprendizagem relativa à concepção /elaboração de um vídeo através da ajuda de um técnico.
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Março
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3º Período
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Elaboração de cartazes para divulgação do blogue.
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Abril
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Publicação dos artigos num Jornal Regional e no blogue do grupo.
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Abril
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Afixação de cartazes de divulgação do blogue.
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Abril
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Entrevista na Rádio Universidade FM.
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Maio
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Conclusão da elaboração do vídeo.
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Maio
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Conclusão do blogue.
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Finais de Maio
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PRODUTO FINAL
- Trabalho em suporte escrito (trabalho escrita de carácter teórico/expositivo com dados relevantes relativamente ao tema/problema estudado.);
- Vídeo (constituído pelas entrevistas dirigidas a alunos de fora do concelho de Vila Real e a residir na nossa cidade na sequência da sua colocação na UTAD, que tenham arrendado apartamento/quarto ou se encontrem em residências; entrevistas a arrendatários que aluguem os apartamentos/quartos a estudantes; entrevista na rádio Universidade FM e fotografias das deslocações às imobiliárias). Este produto final conterá os produtos parcelares.
PRODUTOS PARCELARES
- Blogue;
- Entrevista na Rádio Universidade FM.
- Elaboração de cartazes para divulgação do blogue;
- Elaboração de gráficos estatísticos a partir dos resultados dos inquéritos;
- Balanço das conclusões retiradas a partir dos resultados dos inquéritos;
- Entrevistas em formato vídeo;
- Artigos para um jornal regional.
RECURSOS
Recursos Materiais:
- Computador;
- Papel de impressão;
- Bloco de notas;
- Cartazes;
- Internet;
- Dispositivos de armazenamento: DVD’s, pen-drives e cartões de memória;
- Máquina de filmar/fotográfica.
Recursos Humanos:
- Professora de Área de Projecto, Dra. Adelaide Jordão;
- Professora de Biologia, Dra. Ana Rocha;
- Director da Rádio Universidade FM – Luís Mendonça;
- Técnico Informático - Nuno Cruz;
- Imobiliárias: Casa Capital, Era, Remax, Domus 3000, Mais Casas, Imovenda, Fine Door, Imoembaixador, Imofraga, Saraiva e Brochado;
- Alunos da UTAD que irão colaborar connosco na distribuição do inquérito: Ana Azevedo, Ana Luísa Coutinho, Ana Rodrigues, Catarina Matos, Cátia Dias, Cristiana, Débora Peixoto, Diogo Faria, João Quintela, João Pedro Pinto, Jorge Fernandes, Marina Ribeiro, Marisa Cardoso, Mauro Fernandes, Ricardo Teixeira, Rui Eiró, Valter Peixoto, Rogério Mendonça e Vanessa Pereira.
FASES DO TRABALHO
NOTA: O item de divisão de tarefas surge na sequencia das fases de trabalho, pelo que vem, deste modo, desenvolver cada uma delas.
DIVISÃO DE TAREFAS
Como as tarefas a realizar durante a concepção de todo o trabalho de projecto irão ocupar-nos muito tempo, pois temos bastantes produtos parcelares, o nosso grupo de trabalho decidiu dividi-las da seguinte forma:
1ª fase – Na concepção do plano de projecto, o grupo dividiu os vários tópicos que fazem parte do plano de projecto e, assim, cada elemento do grupo ficou responsável por alguns itens. No final da concepção, reunimo-nos e verificámos todos os itens do Plano em grupo, para que todos ficassem a par dos diferentes tópicos e trocássemos ideias para o podermos melhorar.
2ª fase – Em relação à apresentação oral do Plano de Projecto à turma, todos iremos apresentá-lo ao grande grupo, Turma. Esta apresentação irá ser dividida de forma aleatória, pois todos estamos à vontade em relação a todos os itens do plano. Mas para que a docente possa realizar a avaliação oral individual, cada membro do grupo irá apresentar uma quinta parte do plano de projecto.
4ªfase – Na apresentação do produto, final todos os elementos do grupo irão apresentar o trabalho final à escola, que irá consistir num vídeo e num suporte escrito relativo ao projecto desenvolvido e às conclusões a que chegámos.
3ª fase – No desenvolvimento do Projecto e na realização dos produtos parcelares, o nosso grupo irá dividir-se em dois grupos menores, um de 3 membros e um de dois. O subgrupo mais pequeno irá tratar de actualizar o blogue, realizar os inquéritos e analisá-los e divulgar os resultados no blogue. O subgrupo de três elementos irá tratar da pesquisa de informação; das entrevistas aos arrendatários, e a alunos da UTAD; irão também trabalhar o levantamento estatístico da oferta e procura de alojamento na cidade de Vila Real relativas ao presente ano lectivo. Consoante as preferências e as dificuldades de cada um, iremos dividir-nos em dois grupos também, mas grupos diferentes, para não trabalharmos sempre com os mesmos colegas, e desta vez, para realizar os artigos para os jornais e para o blogue.
O subgrupo mais pequeno irá à reunião na rádio e o subgrupo de 3 elementos irá elaborar os cartazes para a divulgação do blogue, assim como irá também tratar de sua afixação.
Quanto à entrevista na rádio, não nos iremos dividir pois é do interesse de todos e é extremamente importante a participação de todos os elementos; o mesmo acontecerá com a aprendizagem relativa à concepção/elaboração de um vídeo, em que contaremos com a ajuda de um técnico. Durante esta actividade, todos iremos participar na elaboração do vídeo, juntando as diferentes pesquisas e materiais recolhidos ao longo do tempo.
4ªfase – Na apresentação do produto, final todos os elementos do grupo irão apresentar o trabalho final à escola, que irá consistir num vídeo e num suporte escrito relativo ao projecto desenvolvido e às conclusões a que chegámos.
ORÇAMENTO
Este parâmetro apenas incluirá o cálculo das despesas pelas seguintes razões:
- A escola não se disponibiliza a financiar actividades do âmbito de Área de Projecto.
- Não contactamos qualquer entidade para que pudesse financiar total ou parcialmente o nosso Projecto devido ao facto de não prevermos custos de maior.
Assim, para toda a concepção do projecto, as despesas serão financiadas por todos os membros do grupo. As previsões são as seguintes:
· Capas e separadores para os portefólios:
Ø Custo = 15,00€
· Fotocópias dos inquéritos:
Ø Custo mínimo = 3,40€
(Aplicação de Inquéritos de duas páginas a cinco alunos de metade dos
cursos da UTAD – dezassete cursos)
Ø Custo máximo =13,60€
(Aplicação de inquéritos de quatro páginas a cincos alunos de todos os
cursos da UTAD – trinta e quatro cursos)
· Outras fotocópias e Impressões para arquivo nos portefólios:
Ø Custo = 30,00 €
· Impressão de cartas formais:
Ø Custo = 1,50 €
· Cartazes para divulgação do nosso blogue:
Ø Custo = 7,50 €
· Deslocações:
Ø Custo = 25,00€
PREVISÃO DE POSSÍVEIS OBSTÁCULOS
A base do nosso Projecto consiste na aplicação de inquéritos aos caloiros da UTAD. Para tal é necessário assegurar a entrega e a recolha dos respectivos inquéritos.
Pretendíamos que a AAUTAD colaborasse connosco nesta actividade, mas tal não foi possível. Durante semanas, enviámos mensagens através de correio electrónico, telefonámos e enviámos SMS, contudo não obtivemos resposta por parte da respectiva associação.
Tentámos, de seguida, contactar o Provedor do Estudante da UTAD, o Doutor João Coutinho, através de uma carta que nos foi devolvida sem sequer ter sido lida. Não nos restou outra opção senão distribuirmos o inquérito através de contactos privilegiados. Sem eles, este Projecto não poderia existir.
Um outro obstáculo foi a recusa de colaboração por parte de algumas imobiliárias que não estão dispostas em providenciar-nos os dados de que necessitamos. Deste modo, o estudo sobre a procura e oferta não contará com a colaboração de todas as imobiliárias Vila-realenses, mas sim com aquelas que aceitaram o nosso pedido.
Temos ainda em conta que os jornais nos quais pretendemos divulgar os resultados do nosso trabalho poderão não estar interessados em fazê-lo. Para que tal não aconteça, teremos que tentar contactar o máximo de jornais possíveis, de modo a que pelo menos um aceite publicar o nosso artigo.
Poderá, ainda, existir um incumprimento de prazos relativo a actividades que dependam também de terceiros.
Por fim, um outro obstáculo que poderá surgir, diz respeito aos recursos humanos que servirão como intermediários entre o nosso grupo e os inquiridos uma vez que poderemos não conseguir reunir todos os recursos pretendidos, ou seja, pelo menos um aluno da UTAD por curso pelo que poderá não ser possível a aplicação dos inquéritos ao número estipulado de alunos.
SABERES NECESSÁRIOS
A elaboração do nosso projecto requer a aprendizagem de várias técnicas a fim de conseguirmos atingir os nossos objectivos:
- Aprender a trabalhar com vários programas informáticos para elaborar o vídeo e personalizar o Blogue, como Windows MovieMaker e Adobe Photoshop.
- Aprender a elaborar textos de diferentes tipologias (carta, inquérito, artigos entrevista) a fim nos ser possível pedir a colaboração de diferentes entidades por meio de cartas formais (imobiliárias, Rádio Universidade FM, AAUTAD, Provedor de Estudantes), elaborar artigos para um jornal, entrevistar arrendatários e estudantes da UTAD e elaborar inquéritos a aplicar aos mesmos.
ESTRATÉGIAS E ACTIVIDADES
- Pesquisa – Inicialmente iremos realizar uma pesquisa que clarifique o conceito de mobilidade, para pudermos realizar um enquadramento teorico do tema. A posterior pesquisa e o seu tratamento será realizada, essencialmente, através de recursos humanos tais como imobiliárias, uma vez que, recursos materiais como a Internet ou livros, não disponibilizam grande quantidade de informação relevante para o tema que estamos a tratar.
- Reunião com imobiliárias – O grupo irá reunir-se com as imobiliárias a fim de obter informações pertinentes para o estudo da viabilidade do Projecto seleccionado, tais como: número de imóveis disponíveis para arrendar, condições de arrendamento, preços, condições das habitações a arrendar e comparação entre oferta e procura.
- Elaboração de um inquérito – No âmbito do nosso projecto, é necessária a elaboração de inquéritos. Este inquérito destina-se a ser aplicado a estudantes universitários que obedeçam a determinados requisitos: serem alunos da UTAD, estarem a frequentar o primeiro ano, terem a sua residência habitual fora do concelho de Vila Real; estarem neste momento a residir na nossa cidade na sequência da sua colocação na UTAD. O Inquérito será aplicado a cinco alunos de todos os curso.
- Aplicação de um inquérito – Depois de termos tentado, em vão, contactar a AAUTAD (telefonicamente e via e-mail) e o Provedor do Estudante da UTAD (por carta registada com aviso de recepção), decidimos contactar com estudantes que conhecemos, para serem eles a desempenhar a função de intermediários entre o nosso grupo de trabalho e os inquiridos, fazendo fazer chegar os inquéritos aos mesmos.
- Análise/interpretação e divulgação dos resultados dos inquéritos.
- Elaboração de artigos – Um dos produtos parcelares do nosso projecto consiste na elaboração de dois artigos sobre o tema a investigar, a publicar num jornal regional, uma vez que se trata de um assunto, não só de interesse para o grupo mas, sobretudo, de interesse público. Um dos artigos será relativo à diminuição da oferta de imóveis devido ao facto de muitos deles terem sido ocupados por trabalhadores espanhóis que se encontram a trabalhar na construção do túnel do Marão. Em relação ao segundo, este irá tratar do facto de, em Vila Real, a oferta ser maior para famílias do que para estudantes e, quando existe, a maioria não possui qualquer tipo de contracto.
- Criação de um blogue – Esta actividade tem como finalidade publicar informações pertinentes relativamente aos resultados a que formos chegando na execução do Projecto.
- Divulgação do blogue – Pretendemos dar a conhecer o nosso blogue ao maior número de pessoas. Para tal, desenvolveremos estratégias de publicitação, nomeadamente cartazes, que serão afixados em locais a definir.
- Entrevistas – As entrevistas serão dirigidas a alunos de fora do concelho de Vila Real e a residir na nossa cidade na sequência da sua colocação na UTAD, que tenham arrendado apartamento/quarto ou se encontrem em residências e, também, a arrendatários que aluguem apartamentos/quartos a estudantes. Estas entrevistas serão filmadas e irão constar de um vídeo (um dos produtos finais) que será elaborado posteriormente.
- Realização de um vídeo – O vídeo incluirá as entrevistas anteriormente referidas bem como a entrevista na Rádio e fotografias das deslocações às imobiliárias.
- Entrevista na Rádio Universidade FM – Divulgação pública do estudo do nosso projecto.
ESTRATÉGIAS DE MONITORIZAÇÃO
Esta disciplina não-curricular, Área de Projecto, baseia-se essencialmente no trabalho de grupo. E para que esta metodologia funcione é imprescindível definir estratégias para um bom funcionamento do grupo, pois o Projecto irá depender desse funcionamento. Para isto, são fundamentais estratégias de monitorização do trabalho de individual e de grupo.
O grupo deve organizar-se de acordo com as tarefas atribuídas a cada elemento, devendo as capacidades de cada membro ser aproveitadas ao máximo. Devemos avaliar também a eficácia e produtividade das actividades que realizarmos e verificar se os objectivos inicialmente propostos estão a ser cumpridos ou não. Devemos igualmente ter em grande atenção se estamos a realizar as diferentes tarefas de acordo com a calendarização prevista. O grupo deve cooperar entre si, procurar o consenso, ouvir e aceitar as opiniões dos restantes elementos.
No que diz respeito às estratégias individuais, cada um deve ter em atenção o cumprimento das suas tarefas e o cumprimento dos prazos das mesmas. Para que haja sucesso, o esforço e o empenhamento são fundamentais. Cada elemento deve expor as suas ideias, sem qualquer constrangimento, pois, dentro de um grupo de trabalho, o respeito pela opinião dos outros é marcante para que o trabalho tenha êxito. Cada membro deve, de forma espontânea, tomar iniciativas, fazendo valer o seu ponto de vista com argumentos válidos, sem desrespeitar os colegas. Demonstrar disponibilidade para ajudar nas tarefas distribuídas a outros elementos do grupo é muito importante para um bom trabalho, pois, assim, a cooperação entre os diferentes alunos do grupo existe e pode ajudar quer na realização das tarefas, quer na promoção do relacionamento interpessoal. A informação deve ser tratada por todos os elementos do grupo de forma ordenada e sucinta.
As estratégias de monitorização tanto na avaliação de grupo como na individual são bastantes importantes, pois a partir desta podemos analisar criticamente a desenvolvimento do trabalho de grupo bem como o trabalho individual de cada elemento do mesmo.