Cidade e Região


A Cidade...
      Vila Real é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Vila Real, na Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 25 000 habitantes .

      É sede de um município com 378,8 km² de área e 50 131 habitantes (2008), subdividido em 30 freguesias.
Crescida num planalto situado na confluência dos rios Corgo e Cabril, a cidade está enquadrada numa bela paisagem natural (Escarpas do Corgo), tendo como pano de fundo as serras do Alvão e, mais distante, do Marão. Ao longo de mais de setecentos anos de existência, Vila Real ganhou os contornos que tem hoje, uma cidade de belos monumentos, onde se destacam os templos e as casas nobres. Foi outrora, conhecida como a Corte de Trás-os-Montes,devido ao facto de nela habitarem e terem Palácio os Marqueses de Vila Real. Esta família nobre,tinha uma estreita ligação familiar com a Casa Real Portuguesa.










      Vila Real é uma cidade transmontana, com bons acessos rodoviarios.





De Lisboa e Sul

De Carro
A1 - Lisboa/Porto e Ip4 - Porto/Vila Real A1 Lisboa/Coimbra - IP3 Coimbra/Viseu - A24 Viseu/Vila Real

De Autocarro
RodoNorte - Departamento Gare do Oriente (Tel. +351 218956850)
Rede Nacional de Expressos - Terminal Lisboa (Telf. +351 213581460)

De Avião
AeroNorte (+351) 918 700 057



Do Porto


De Carro
Ip4 - Porto/Vila Real

De Autocarro
RodoNorte - Terminal Porto (Telf. +351 222005637) Rede Nacional de Expressos - Terminal Porto (Telf. +351 222006954)

De Avião Não Disponível.

Cidade de Vila Real


Campus da UTAD




Para mais informações visite: http://www.cm-vilareal.pt





A Região...

      Trás-os-Montes e Alto Douro é uma Região que se afirmou, histórica e tradicionalmente, como um espaço de grande homogeneidade, abrangendo os distritos de Vila Real e Bragança e ainda uma pequena franja, a norte, dos distritos de Viseu e Guarda, cuja afinidade com o resto da Região resulta da influência económica, cultural e geoclimática do vale do Douro.

      Os contrastes da paisagem, onde sobressaem as serras imponentes, as veigas férteis, os rios e ribeiras serpenteando aqui e além, configuram todo um espaço natural ameno e encantador, que convida ao repouso do olhar e não deixa indiferente nem o mais apático observador. Região de tradições seculares, que lhe conferem uma firme identidade cultural, tem no Homem o seu grande capital. A hospitalidade traduzida na emblemática expressão “entre quem é”, a frontalidade e grandeza de carácter, o elevado sentido de responsabilidade e a enorme capacidade de entrega ao trabalho são alguns dos traços definidores da sua personalidade.
      Os recursos naturais são a sua grande fonte de riqueza. Destacam-se os recursos hídricos, quer na produção de energia eléctrica, quer na produção de águas naturais e mineromedicinais, no termalismo ou na geotermia, assim como os recursos em rochas ornamentais, os recursos florestais e, sobretudo, os recursos da vitivinicultura com realce para a produção de Vinho do Porto.
      Trata-se igualmente de uma Região de grandes potencialidades turísticas, mercê das óptimas condições naturais, da ausência de poluição, da beleza da paisagem e do riquíssimo património histórico e arqueológico, a que se juntam os sinais de uma cultura popular coesa e resistente (artesanato, folclore, memória oral, jogos populares...). Também a sua gastronomia, enriquecida com os produtos da terra, com enchidos típicos da sua região, ou com a truta, o escalo e o barbo dos rios, constitui um factor de riqueza notável.



* Fotografia de J. Paulo Sotto Mayor com a cortesia da Fundação Rei Afonso Henriques.